segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mercado Financeiro

Toda vez que recebemos um determinado capital temos basicamente 2 opções: consumir ou poupar.

O mercado de consumo é muito conhecido por todos nós. Sempre que compramos o pãozinho na padaria, uma roupa, um carro, ou mesmo uma casa, estamos fazendo escolhas de consumo. As empresas se organizam para poder oferecer produtos que necessitamos e ao pagarmos por eles, geramos receitas para estas empresas, que pagam seus funcionários e fornecedores, que por sua vez também fazem suas escolhas do que fazer com o seu capital.

Já o mercado financeiro é formado quando decidimos poupar parte desse capital. E o que fazer com esse dinheiro? Vamos consumir também, mas vamos consumir produtos financeiros, como Fundos, títulos, ações, etc., e em vez de gerar receita para as empresas, vamos receber capital em forma de juros, dividendos, etc. e estas empresas vão usar esses recursos para produzir mais bens de consumo, interligando estes 2 mercados.

Da mesma forma que procuramos nos informar antes de comprar um produto de consumo, temos que nos informar antes de investir no mercado financeiro. Se temos R$ 40.000,00 e vamos comprar um carro, por exemplo, vamos ler revistas, visitar sites, falam com os amigos, pesquisam os classificados para então tomar a decisão do que comprar. Agora se temos o mesmo valor para guardar, porque simplesmente vamos colocar na "caderneta de poupança"? Será que não tínhamos que procurar por opções de produtos assim como procuramos na hora de comprar um bem?

Os brasileiros não tem a cultura de poupar, e a maioria não conhece as alternativas que tem. Vou tentar nos próximos posts falar rapidamente destas alternativas para então entrarmos mais a fundo na Bolsa de valores.

Abraços,

Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário