quarta-feira, 14 de abril de 2010

Debêntures

São títulos emitidos pelas empresas para captar recursos com juros mais baixos que os oferecidos pelos bancos. A empresa precisa ter credibilidade no mercado para que consiga vender estes títulos, já que o investidor estará correndo o risco de não receber seu capital de volta se acontecer alguma coisa com a empresa.

Assim como no CDB, estes títulos podem ser pré ou pós-fixados, e tem vencimento. Quando o prazo é inferior a 1 ano, esse tipo de título é conhecido como “Nota promissória”.

A grande vantagem dessa modalidade de investimento, é que além dos juros, que são mais altos que os oferecidos no mercado, algumas empresas oferecem a conversão em ações, o que muitas vezes resultam em uma valorização maior do papel.

A negociação é feita através das corretoras e bancos, e através do mercado de balcão os títulos também podem ser transferidos para outras pessoas antes do vencimento. Como essa negociação só acontece se tiver um comprador, os papéis de grandes empresas se tornam mais líquidos.

Esses títulos normalmente têm valores altos e não são para os pequenos investidores. Mas para quem pode dispor de mais que R$ 80.000,00 para essa alternativa, além de esperar até o vencimento (normalmente entre 2 a 3 anos). Eu aconselho como uma forma de diversificação em renda fixa.

Abraços

Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário